Dicas de Marketing Digital para PME

Hoje em dia, as empresas têm mais formas (e locais) que nunca para se fazerem ver e ouvir no mercado. Mas decidir qual o método de marketing a utilizar, especialmente quando se é uma pequena ou média empresa, com um orçamento curto e recursos limitados, pode ser difícil. Enquanto o marketing de redes sociais é geralmente grátis, o retorno pode ser demorado; o mesmo se aplica aos blogs. Mas a publicidade dita “tradicional” (offline), tal como a publicidade digital, são meios caros.

Dito isto, quais são então os melhores canais de comercialização para pequenas e médias empresas? Aqui fica uma lista das melhores estratégias de marketing para todo o tipo de pequena e média empresa, desde empresas de tecnologia no silicon valley até empresas de limpezas em lisboa.

1. Blog. Uma das melhores estratégias de marketing para uma pequena empresa é blogar.

Blogando, pelo menos, duas vezes por semana, aumenta significativamente a capacidade do seu site ser encontrado nos motores de busca. Quanto mais posts e conteúdo produzir, mais tráfego obterá a partir do Google, Yahoo e Bing para p seu site (assumindo que o blog faz parte do site da empresa). E se cada um de seus posts incluir um Call To Action (por exemplo, solicitar o email do utilizador), poderá gerar até algumas leads.

2. Utilize as Redes Sociais. “Se o seu pequeno negócio não está a tirar partido das redes sociais, está na altura de começar a fazê-lo.
São inúmeras as redes sociais disponiveis. Para começar, escolha uma delas, preferencialmente a que os seus clientes, e público alvo usam mais – seja Facebook, LinkedIn, Twitter ou Google+ – e comece a construir a sua presença. Uma vez que configurada a conta, comece por partilhar o seu conteúdo original, (sim, o do blog). Mantenha a sua empresa influente e participante no meio em que se insere, seja útil para o seu público alvo.

3. Crie uma página de negócios do Facebook e use a publicidade paga do Facebook. O Facebook é uma das ferramentas de marketing mais importantes para qualquer negócio, especialmente um pequeno negócio. Os portugueses passam muito tempo nesta rede social, proporcionando uma enorme oportunidade para os pequenos empresários construirem um relacionamento com os seus seguidores através da partilha de conteúdo relevante e interagirindo, comentando e gostando de comentários desses mesmos seguidores. Quanto mais um utilizador interage com uma página, mais provável é que os seus amigos vejam, e visitem também essa página.

Considere também a publicidade do Facebook.

Os anúncios aparecem bem visíveis no feed de notícias, como se fossem posts normais, o que os torna assim, impossíveis de perder. A publicidade é especialmente eficaz com clientes locais, basicamente porque não há praticamente nenhum desperdício como com a publicidade tradicional. Por exemplo: Um restaurante local, pode promover apenas para os códigos postais onde se situa. Pode até mesmo atingir faixas etárias específicas. O melhor de tudo, é que se pode segmentar os clientes durante o tempo em que eles estão mais propensos a comprar, por exemplo, podemos exibir os anúncios apenas antes e durante as horas de almoço e jantar.

4. Utilize o Pinterest e o Instagram. Se está a vender um produto ou serviço altamente visual, digamos que por exemplo, está no negócio dos vestidos de noiva ou da restauração, deverá então postar regularmente imagens no Pinterest e / ou Instagram. A Postagem é gratuita e ambas as plataformas têm muitos seguidores, especialmente entre as mulheres.
O potencial de tráfego para o seu site através de Pinterest é enorme e nenhuma plataforma usa hashtags para construir o público como o Instagram.